Skip to content

A INESPERADA VISITA DE LHAMA DISTRAÍDA

maio 19, 2007

machu.gif

“Então, você precisa dividir a coisa em dois e deixar isso bem claro”.

Era a primeira vez que Lhama Distraída me procurava sozinho, isto é, sem a companhia de Corvo Bêbado. Por isso, e também porque não tínhamos ainda tanta intimidade, resolvi levar a sério o que ele estava dizendo, embora não compreendesse muito o motivo de sua preocupação.

Segundo Lhama, era preciso “organizar melhor” O Ano da Lagartixa, dividindo a história em duas partes distintas, ou em “duas páginas do blog”, como ele explicou, com voz arfante.

Não entendi direito qual a diferença entre dividir a história em duas partes e apresentá-la na íntegra, como vinha fazendo em De Cabo a Rabo. Aliás, a solução de apresentar a íntegra foi justamente porque a postagem periódica dos capítulos estava confundindo as pessoas, já que os capítulos apareciam na ordem inversa.

Contudo, a ansiedade de Lhama Distraída, tentando me convencer da mudança, era tão grande que eu disse pra ele que ia pensar no assunto.

Essa conversa toda, porém, aconteceu na madrugada passada (sim, Lhama também tem mania de aparecer nesses horários malucos).inti_raymi_incas2.jpg

Nesta madrugada, no entanto, ele apareceu de novo e, tão ansioso quanto antes, disse: “Olhe, esqueça toda aquela história de dividir a lagartixa. Eu tinha acabado de participar de um ritual de expiação de maus espíritos, coisa comum na época do outono, e estava meio perturbado. Pensando melhor, deixa a lagartixa como está.” Dito isso, Lhama sumiu nas sombras do quarto.

Acontece que, quanto acordei, fiquei meditando: “Será que o Lhama não tem razão? Talvez fosse melhor dividir a lagartixa em dois, como ele sugeriu. Talvez ele, com os seus poderes xamânicos, tenha percebido algo que eu não percebi e, diante da minha incompreensão, tenha desistido de tentar me convencer.”

Bom, como não consegui chegar à conclusão definitiva nenhuma, resolvi, por via das dúvidas, seguir o conselho de Lhama, e criei mais duas páginas: O Ano da Largartixa, Parte I e O Ano da Lagartixa, Parte II. Assim, quem quiser ler a história dividida em duas partes, lê desse jeito. Quem preferir ler tudo de uma vez, a opção continua no De Cabo a Rabo.

Quem sabe um dia eu compreenda por que esses índios velhos e doidos vivem me acordando no meio da madrugada pra me dizer coisas que eu nunca entendo direito.

No comments yet

Deixe um comentário

