Skip to content

A CRÔNICA DE UM AUTOR PELADO

abril 8, 2008

A crônica de um autor pelado
Por Mauri Alexandrino (*)

Em seu primeiro romance, O Ano da Lagartixa, o jornalista santista José Roberto Fidalgo, ou JR Fidalgo como está na capa do livro, é um autor pelado. Não porque a história tenha a ver com nudismo, o que não tem. Também não é porque, num sentido figurativo, ele teria desnudado sua vida frente aos leitores, num desses stripteases autobiográficos que andam em voga. A história usa episódios e recursos que só brotam da vivência e da convivência evidentemente, mas está longe dos livros de auto-ajuda, outra praga recente das prateleiras. JR Fidalgo está pelado no que mais interessa: o ato de escrever, a motivação de escrever, as dúvidas e a insatisfação permanente à espera de palavras, linhas e sentenças. A luta nua do autor com sua obra.
Impossível deixar de ler em O Ano da Lagartixa os ecos de John Fante, escritor norte-americano falecido em 1983, em especial o Fante de Pergunte ao Pó, embora no oposto simétrico das situações. Arturo Bandini, o personagem do livro de Fante, julga-se um grande escritor injustiçado — mas não é. Está sempre à espera pela primavera, o que é literal no conto Espere a Primavera, Bandini, que lhe deu nascimento. O personagem inominado de O Ano da Lagartixa percorre o caminho narrativo oposto, sempre duvidando da qualidade, jamais repleto, que joga textos fora, que reescreve, que pára, vazio, defronte à tela vazia de um velho computador num quarto de uma casa de cômodos. Espera apenas palavras, não primaveras, que de resto seriam inúteis sob a insanidade do vento noroeste.
Como o personagem de Fante, o personagem de JR Fidalgo está sempre Walk on The Wild Side, frase, por sinal, que sempre se atribui ao músico e performer Lou Reed, mas é o título de um roteiro de filme de John Fante, que foi (re)utilizado pelo compositor, seu fã declarado. Mas o escritor lutando com o texto em O Ano da Lagartixa está mais próximo das agruras dos personagens de Charles Bukowski, autor magnífico que também é uma criatura de John Fante ou, como preferia, um “seu irmão literário”. Jonh Fante, Charles Bukowski, Lou Reed — em boa companhia está esse JR Fidalgo.
Em comum, mais que o atacado de temas e situações, há o varejo do texto vertiginoso e cambaleante, bêbado de uma energia descontrolada e efêmera, de emoções substantivas que explodem e consomem-se em segundos. A graça às vezes amarga, mas nem por isso menos cômica. Se Bandini parece mover-se em meio a uma trilha sonora de jazz, o inominado personagem de JR Fidalgo nada em rock’n roll puro. As menções sobre uma época inteira estarão aqui e ali, espalhadas no ar quente e pegajoso.
Bandini, o personagem, é o alter-ego de Fante. Fidalgo desloca seu personagem para o lado, para dar lugar ao alter-ego do autor, que é a lagartixa que batiza o livro. Ou antes, ambos são, como num caso de dupla personalidade, evadindo-se de fatos passados, de uma vida anterior, de uma outra encarnação quase.
Bichos falantes são tão velhos quanto a literatura. A lagartixa é mais esperta que um grilo, uma raposa ou um cachorrinho que ri. É mais prática que um porco pretendendo andar em duas pernas. Lagartixa é bicho liso, frio, rápido e rasteiro. Lagartixa é dos raros seres que expõem uma nudez despudorada vida afora. Tem, ainda, a vantagem suprema de viver em uma realidade verdadeiramente tridimensional, na qual não há paredes nem teto, só chão.

* Mauri Alexandrino é jornalista, webdesigner, etc, etc, etc…

snoid.jpg

CLIQUE AQUI E DESCUBRA O CAMINHO DAS PEDRAS

OU VÁ DE ENCONTRO A COISA CLICANDO AQUI

2 Comentários leave one →
  1. abril 8, 2008 11:24 am

    É isso ai, estaremos lá !!!

  2. abril 27, 2008 9:47 am

    Bem vindo ao clube.
    Beba com moderação.
    Abraço forte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: