Skip to content

O TOQUE DE CIRO HAMEN

janeiro 23, 2010

Virei fã do escritor santista JR Fidalgo quando li o seu primeiro romance, O Ano da Lagartixa, livro que ganhei do próprio enquanto fazia um trabalho com ele. Há quase um ano atrás tive o privilégio de ser uma das primeiras pessoas a ler o seu segundo romance, João e Jeremias (a porra da história). Gostei da história logo de cara, mas de repente algo incrível aconteceu.

Enquanto lia as palavras cruas e honestas de Fidalgo, com os cheiros das ruas de Santos, me deparei com algumas frases familiares – lá no capítulo IV, página 12 -, que logo reconheci como minhas. Algo que eu tinha escrito e ele tinha reproduzido no livro. Logo depois, vinha um trecho assim: “Cada vez que sabia que alguém, com a idade daquele garoto, havia tido saco de ler A Porta dos Fundos do Paraíso e, ainda por cima, escrever algo a respeito, ele ficava de certa forma surpreso e, de certa forma, feliz. Surpreso porque jamais imaginou que garotos daquela idade se interessassem pelo tipo de coisa que ele escrevera no livro; feliz porque aquilo era uma espécie de prova de que, apesar de tudo, a garrafa com a sua mensagem continuava navegando e chegando a mãos que ele considerava improváveis, quando a lançou no mar.”

O trecho é maior e continua com o saboroso texto. Mas essa parte é especialmente especial e precisava compartilhar.

Um outro trecho de João e Jeremias:

“Olhando para o mar, eu pensei que devia achar algo mais importante pra dizer a respeito da porra daquele mar. Mas não consegui pensar em nada mais importante, além do fato daquela porra daquele mar banhar a porra da cidade onde eu vivi grande parte da porra da minha vida. Contudo, se alguém tinha mesmo que contar a porra daquela história, eu estava disposto a tentar. Por quê? Eu não fazia idéia. Isso, contudo, não importava. Afinal, era apenas uma porra de uma história.”

João e Jeremias (a porra da história) já pode ser encontrado na Realejo Livros. A Realejo tem duas lojas em Santos. A primeira fica ao lado da Praça Independência,número 2 da Marechal Deodoro. A segunda fica dentro do Shopping Miramar – a menos de uma quadra da primeira – no piso 1, lojas 63/65. Fones: (13) 3289-4935 / (13) 3977-4962

Postado originalmente no ACENTO NEGATIVO.
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: